YOUTH 19.27

 

SOBRE O PROJETO

Na realidade europeia ainda existe uma identidade por definir que encontra entraves à sua evolução. As gerações futuras (jovens) tendem a não assumir atitudes inclusivas e participativas, assentes no diálogo e na diversidade intercultural, emergindo como consequência os cenários de exclusão social e de fragmentação identitária.

Estes cenários revelam-se incertos, complexos, dinâmicos e expressam-se em condições de precariedade jovem a vários níveis (laboral, social, económico, etc.). Ademais, junta-se a crescente crise de refugiados, de procura de asilo e de migrantes que torna a variação destes cenários cada vez mais presente nas sociedades.

O problema identificado é exclusão social e a fragmentação identitária dos jovens europeus, devido à ausência de estratégias juvenis inclusivas e fortalecedoras do diálogo social e da diversidade cultural.

Para tal, é fulcral capacitar e dotar de novas experiências os youth workers que desenvolvem trabalho com os jovens para a definição de novas estratégias que respondam à diversidade e interculturalidade da Europa, fomente o diálogo, os valores sociais, o respeito e, ao mesmo tempo, o sentido crítico.

Posto isto, a razão que nos leva a avançar com o projeto centra na premência de estimular momentos de reflexão, de partilha, de debate e de discussão por forma a conceber, definir e implementar novas estratégias de juventude que gerem, eficazmente e eficientemente, impactos sociais nos jovens.

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apoia o projeto Youth19.27.

OBJETIVOS

Promover:

1 | A capacitação dos youth workers para o desenvolvimento de competências e de aprendizagens;

2 | A capacitação dos youth workers para a definição de estratégias de juventude atuais, ajustadas e contextualizadas à realidade dos jovens;

3 | O trabalho dos youth workers junto dos jovens e dos decisores políticos enquanto meios para a mudança social;

4 | A inclusão social dos jovens europeus;

5 | O diálogo social entre os jovens europeus;

6 | A diversidade cultural entre os jovens europeus;

7 | A consolidação da identidade europeia;

8 | A participação social dos jovens europeus;

9 | A metodologia da educação não formal enquanto metodologia participativa e voluntária;

10 | A internacionalização do trabalho das organizações juvenis.

SESSÕES PREPARATÓRIAS

Com os participantes consolidou-se a Educação Não Formal enquanto metodologia participativa e voluntária, ajustada ao ritmo de cada um e promotora do desenvolvimento pessoal e social.

Discutiu-se as políticas de juventude e sobre a necessidade de ajustar/mudar as medidas implementadas atualmente.

Concordou-se com um código de conduta e segurança que foi comum a todos os participantes

SEMINÁRIO

 

No seminário, que decorreu entre 20 a 24 de Janeiro 2020, os Técnicos da Juventude foram capacitados para elaborarem estratégias juvenis de inclusão social, de diálogo europeu, diversidade cultural e de construção da identidade da Europa, tendo por base as 6 boas práticas das Ex-Capitais Europeias da Juventude.

VISIBILIDADE E DISSEMINAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

VÍDEOS

FICHEIROS

PDF

Infopack Youth19.27

PDF

BOOKLET – Youth 19.27

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.