Volunteers Point

SOBRE O PROJETO

O Volunteers Point é o segundo projeto de Serviço Voluntário Europeu, apoiado e financiado pelo programa Erasmus+ que a Psientífica está a desenvolver.

 

Em parceria com quatro organizações, a Asociación Cultural Muxelka (Espanha), YouNet (Itália), CUBIC – Cultur & Bildung im Context (Áustria) e a Kulturlife (Alemanha), a Psientífica recebe em Águeda quatro jovens de cada uma delas.

 

De outubro de 2017 a julho de 2018, a Ronja, a Verónica, o Johannes e o Nicolás estão em Águeda a promover o diálogo intercultural e a tolerância na comunidade de Águeda, através de atividades nas escolas, no Centro de Juventude de Águeda e em associações do concelho.

OBJETIVOS

1 | Promover o diálogo intercultural e a tolerância em comunidades rurais.

2 | Sensibilizar os jovens para os valores, os direitos e os deveres da cidadania europeia.

3 | Capacitar os jovens voluntários e apoiá-los no desenvolvimento de atitudes empreendedoras através do Centro de Juventude de Águeda.

4 | Consolidar o trabalho realizado nas escolas pelos voluntários do projeto EU Culture @Águeda.

5 | Promover a educação não-formal como metodologia para o desenvolvimento de competências essenciais.

ATIVIDADES DO PROJETO

Volunteers Point | os voluntários vão participar nas atividades do Centro de Juventude de Águeda, nomeadamente ao nível da visibilidade e da organização de atividades para a comunidade de Águeda. Terão a oportunidade de experienciar o dia-a-dia da organização e participar nos projetos Erasmus+ desenvolvidos pela Psientífica.

Intercultural School | no contexto dos Clubes da Europa das escolas do concelho de Águeda, os participantes vão dinamizar atividades para promover o diálogo intercultural. Estas sessões, baseadas na educação não formal, vão promover a partilha cultural e a reflexão sobre a cidadania europeia e a tolerância intercultural.

Change Agents | os voluntários terão monitorização técnica para o desenvolvimento das suas competências de empreendedorismo relacionadas com a transformação de ideias de projetos em ações. Para além de desenvolverem as dinâmicas que vão ser aplicadas nas escolas, os voluntários vão ter a oportunidade de pensar e escrever um projetopara ser candidatado ao programa Erasmus+ e  criar e implementar o seu próprio projeto pessoal.

Intercultural Holidays | Durante as férias escolares, os voluntários participaram em atividades desenvolvidas pela Psientífica e pelo Centro de Juventude de Águeda, bem como de outras organizações de Águeda interessadas na sua colaboração.

VOLUNTÁRIOS

Nome | Johannes Schranz

Data de nascimento | 25.06.1998

País | Áustria

 

Johannes Schranz tem 20 anos e nasceu em Zams, Austria.

Gosta de praticar todo o tipo de desportos, contudo os seus preferidos são esquiar e fazer escalada.

Quando voltar à Áustria irá a estudar engenharia económica em Innsbruck e tenciona aprender a tocar guitarra.

Nome | Nicolas Casablanca

Data de nascimento | 15.07.1993

País | Espanha

 

Nicolás Casablanca Peregrina nasceu em Sevilla há 24 anos.
Estudou Ciências Políticas, tendo terminado este ano e, quando voltar, irá estudar Direito.

Gosta de tatuagens, ler, fumar e falar/dicutir acerca de história, filosofia e política.

Nome | Ronja Stief

Data de Nascimento | 13.01.1996

País | Alemanha

 

Ronja tem 22 anos e é de Breisach am Rhein, no sul da Alemanha.
Terminou no final do ano letivo de 2017 o ensino secundário, iniciando este projeto em outubro de 2017. Recomeçará os seus estudos quando voltar à Alemanha.
Gosta de ler, cozinhar, cantar/tocar música, ir à igreja, dormir, comer e passar o tempo com os seus amigos.
Os seus interesses são o ativismo, o teatro, a fotografia e conhecer novas culturas e línguas.

Nome | Veronica Bellisario

Data de Nascimento | 28.07.1989

País | Itália

 

Veronica Bellisario tem 28 anos e nasceu em Lanciano.
Estudou economia e os seus interesses são a política nacional e europeia, coordenação de projetos e também interagir com outros pessoas e culturas.
Gosta muito ler e fazer trilhos, além de adorar café e chocolate.

VOLUNTEERSPOINT

Os voluntários participaram nas atividades do Centro de Juventude de Águeda, nomeadamente ao nível das sessões de divulgação e outras atividades organizadas para a comunidade de Águeda, como a ação de rua “Viver a Europa”, o evento “Empowered Women”, etc. Além disso, tiveram a oportunidade de experienciar o dia-a-dia de uma organização e participar em projetos Erasmus+ desenvolvidos pela Psientífica, como os projetos Social Entrepreneurship: Social Agents e Open Your Arms.

INTERCULTURAL SCHOOL

No contexto do Clube Europeu das escolas do Concelho de Águeda, os voluntários dinamizaram sessões para a promoção do Diálogo Intercultural, com o apoio de um coordenador na escola. Estas sessões, baseadas em metodologias da educação não formal promoveram a partilha de culturas, a reflexão sobre a cidadania europeia e a tolerância intercultural. Os voluntários trabalharam com jovens Aguedenses (13-19).

CHANGE AGENTS

Os voluntários desenvolveram workshops de acordo com as suas aspirações e com as necessidades que encontraram junto dos jovens com quem desenvolvem atividades, tendo implementado projetos pessoais nas escolas secundárias do município. A Veronica desenvolveu um projeto sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, tendo contado com o apoio da Cruz Vermelha de Águeda e da CERCIAG que cederam recursos para a ação. A Ronja implementou um projeto sobre o uso e a dependência das Novas Tecnologias, objetivando a promoção de debates e do uso da língua inglesa. O Nicolas desenvolveu um projeto sobre o recurso aos Vídeo Jogos em sala de aula. O Johannes implementou um projeto sobre Prevenção de Incêndios, tendo mobilizado os Bombeiros Voluntários de Águeda na ação.

Além disso, os voluntários Veronica e Johannes escreveram e submeteram o projeto Erasmus+ Juventude “Lead the Future”, sobre a empregabilidade de NEETs e os voluntários Nicolas e Ronja orientaram a escrita para a melhoria do presente projeto no futuro (VolunteersPoint 2.0).

INTERCULTURAL HOLIDAYS

Durante as férias escolares, os voluntários participaram nas atividades desenvolvidas no Centro de Juventude de Águeda, assim como noutras organizações da região de Águeda interessadas na colaboração dos voluntários.

VIDEOS

Apresentação Voluntários

Sumário: Outubro - Dezembro

Ser voluntário

Ação de Rua - Viver a Europa

Empowered Women

Piquenique Diversidade Cultural

Sumário: Janeiro - Abril

Sumário: Maio - Julho

Vídeo Final

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

LAR QUIMERAS E AVENTURAS

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

ESCOLA SECUNDÁRIA ADOLFO PORTELA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUES DE CASTILHO

UNIDADE MULTIDEFICIÊNCIA

ESCOLA EB 2,3 AGUADA DE CIMA

ESCOLA BÁSICA FERNANDO CALDEIRA

PROJETO PESSOAL - JOHANNES

PROJETO PESSOAL - RONJA

PROJETO PESSOAL - VERONICA

PROJETOS ERASMUS+: SECA E OYA

CABEÇO SANTO

FESTA DE NATAL

VIVER A EUROPA

EMPOWERED WOMEN

FORMAÇÕES ON ARRIVAL E MID TERM

VISIBILIDADE E DISSEMINAÇÃO

FICHEIROS

PDF

Projeto pessoal | Johannes

PDF

Projeto pessoal | Ronja

PDF

Projeto pessoal | Veronica

PDF

Projeto pessoal | Nicolas

PDF

Info pack | VolunteersPoint

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.