Volunteers Point

SOBRE O PROJETO

O Volunteers Point é o segundo projeto de Serviço Voluntário Europeu, apoiado e financiado pelo programa Erasmus+ que a Psientífica está a desenvolver.

 

Em parceria com quatro organizações, a Asociación Cultural Muxelka (Espanha), YouNet (Itália), CUBIC – Cultur & Bildung im Context (Áustria) e a Kulturlife (Alemanha), a Psientífica recebe em Águeda quatro jovens de cada uma delas.

 

De outubro de 2017 a julho de 2018, a Ronja, a Verónica, o Johannes e o Nicolás estão em Águeda a promover o diálogo intercultural e a tolerância na comunidade de Águeda, através de atividades nas escolas, no Centro de Juventude de Águeda e em associações do concelho.

OBJETIVOS

1 | Promover o diálogo intercultural e a tolerância em comunidades rurais.

2 | Sensibilizar os jovens para os valores, os direitos e os deveres da cidadania europeia.

3 | Capacitar os jovens voluntários e apoiá-los no desenvolvimento de atitudes empreendedoras através do Centro de Juventude de Águeda.

4 | Consolidar o trabalho realizado nas escolas pelos voluntários do projeto EU Culture @Águeda.

5 | Promover a educação não-formal como metodologia para o desenvolvimento de competências essenciais.

ATIVIDADES DO PROJETO

Volunteers Point | os voluntários vão participar nas atividades do Centro de Juventude de Águeda, nomeadamente ao nível da visibilidade e da organização de atividades para a comunidade de Águeda. Terão a oportunidade de experienciar o dia-a-dia da organização e participar nos projetos Erasmus+ desenvolvidos pela Psientífica.

Intecultural School | no contexto dos Clubes da Europa das escolas do concelho de Águeda, os participantes vão dinamizar atividades para promover o diálogo intercultural. Estas sessões, baseadas na educação não formal, vão promover a partilha cultural e a reflexão sobre a cidadania europeia e a tolerância intercultural.

Change Agents | os voluntários terão monitorização técnica para o desenvolvimento das suas competências de empreendedorismo relacionadas com a transformação de ideias de projetos em ações. Para além de desenvolverem as dinâmicas que vão ser aplicadas nas escolas, os voluntários vão ter a oportunidade de pensar e escrever um projeto que possa ser candidatado ao programa Erasmus+ e, se possível, criar e implementar o seu próprio projeto pessoal, que deverá estar relacionado com o tópico do projeto Volunteers Point.

Intecultural Holydays | Durante as férias escolares, os voluntários vão participar em atividades desenvolvidas pela Psientífica, bem como de outras organizações de Águeda interessadas na sua colaboração.