VOGUI

Programa de Orientação Vocacional baseado em Educação Não-Formal

SOBRE O PROJETO

Em síntese, a maioria dos jovens desconhece na teoria e na prática em que consiste a maioria das profissões, ainda que as reconheça. Muitos jovens apresentam uma curta expectativa , motivada pelo seu contexto socioeconómico. Este facto faz com que muitas vezes os jovens escolham de entre as profissões que conhecem, com base em dogmas que eles próprios criaram, sem qualquer possibilidade de teste e validação das premissas assumidas.

Tal facto conduz muitas vezes a escolhas erradas e desajustadas, mas sobretudo constrangidas pelo meio, impedindo que os jovens tenham acesso às mesmas condições e oportunidades.

Por este facto parece-nos pertinente e relevante conceber e implementar um projeto piloto que ofereça aos jovens a possibilidade de desmistificarem ideias pré-concebidas e validarem opções de vida, de forma autónoma, participativa, critica e consciente.

 

Pretende-se então com o VOGUI implementar uma dinâmica inovadora de orientação vocacional com base em atividades de educação não formal e experimentação prática de profissões. Conceber e testar ferramentas e metodologias de orientação vocacional, recorrendo à participação ativa dos jovens na definição das mesmas, permitindo a orientação formativa e profissional de jovens através de metodologias sedimentadas na Educação Não Formal.

Com este projeto pretende-se também criar um resultado passível de ser implementado em qualquer outro local, por qualquer entidade com responsabilidades como Escolas, Associações ou Câmaras Municipais, entre outras.

OBJETIVOS

1 | Conceber e testar metodologias inovadoras de orientação vocacional.

2 | Estimular a participação ativa e consciente dos jovens na escolha e seleção da sua vocação.

3 | Promover a articulação entre escolas, instituições e empresas com vista ao bem estar dos jovens.

4 | Desenvolver ferramentas inovadoras de orientação vocacional e profissional através de metodologias baseadas na educação não formal.

5 | Exponenciar os efeitos da articulação entre as metodologias de educação formal e não formal.

6 | Criação de uma dinâmica passível de ser replicada em qualquer agrupamento de escolas  ou município.

ATIVIDADES DO PROJETO

Atividades Preparatórias | Durante este período desenvolvem-se as atividades relacionadas com a logística do próprio projeto e com a preparação das atividades relacionadas com os participantes, como a a preparação dos mecanismos de acompanhamento das atividades, registos de feedback e sugestões de otimizações, a definição da metodologia de avaliação parcelar a adotar ao longo do projeto no que concerne as atividades e a aprendizagem dos jovens, entre outros. 

Intervenção | Durante este período, os jovens encontram-se semanalmente com o objetivo de adquirem conhecimento sobre possíveis percursos formativos e profissionais que se adequem ao seu perfil. Assim, desenvolverão atividades, com o apoio de um mediador (psicólogo e/ou monitor), como por exemplo atividades que visem a coesão de grupo, a oferta formativa nacional e europeia e a possibilidade de trabalhar ou estudar na Europa ou a identificação de áreas de interesse individuais. 

Feira de Oferta Formativa | Será promovida uma feira de oferta formativa aberto à comunidade em que escolas e universidades de todo o país serão convidados a estar representados. Pretende-se um espaço em que esteja concentrada a informação referente a cursos e escolas, com jovens representantes que tanto possam dar informações sobre cursos disponíveis como partilhar a sua experiência na escola que representa. Tal possibilitará a todos os jovens interessados da região um maior conhecimento da diversidade de ofertas que existem quer em território nacional, quer na Europa. 

Seminário de Boas Práticas | Será desenvolvido um seminário em que a equipa gestora do projeto irá apresentar todo projeto desenvolvido no âmbito do Erasmus +, com o conceito, metodologias adotadas, ferramentas desenvolvidas e resultados obtidos e onde os jovens partilharão a sua experiência no âmbito deste projeto. Espera-se, desta forma, promover a partilha de boas práticas e disseminar esta metodologia de trabalho junto de outras associações, agentes educativos e sociais de todo o país, de forma a promover a disseminação deste projeto.

FORMAÇÃO

SESSÕES DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

JOBSHADOWING

FEIRA DE OFERTA FORMATIVA

SEMINÁRIO

FICHEIROS

PDF

Training Course | Infopack