Together for Diversity

 

SOBRE O PROJETO

Hoje em dia, as sociedades civis dizem-se inclusivas mas assumem, muitas vezes, um comportamento contraditório. Embora exista uma proximidade social reforçada pelas tecnologias e pela era digital, a verdade é que há um aumento de comportamentos intolerantes e de não aceitação da diversidade e da interculturalidade.

Acreditamos que os jovens, como futuro da Europa, devem ser sensibilizados para a inclusão social, diversidade e interculturalidade como valores sociais fundamentais na constituição de uma sociedade coesa e tolerante. Por isso, consideramos essencial assegurar que os jovens partilhem boas práticas, aumentem as experiências interculturais e sejam tolerantes com a diversidade.

Com vista ao desenvolvimento social e pessoal, o objetivo deste projeto foi promover um intercâmbio para que os jovens com menos oportunidades possam viver experiências e adquirir novas competências e aprendizagens com base em metodologias de educação não formal.

Os objetivos consistiam em promover a diversidade e a interculturalidade entre os jovens, sensibilizar para os valores sociais e europeus, para a diversidade e interculturalidade e para os problemas e necessidades sociais no domínio da juventude.

Together for Diversity é um projeto apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

 

Em parceria com 7 organizações – Youth Senate Tallinn (Estónia), Associazione PrimOlio (Itália), Epeka Slovenia (Eslovénia), Globers (Espanha), Active Youth (Lituânia), Youth Senate Strumica (Macedónia) e Just do it (Polónia), a Psientífica recebeu em Águeda, 48 jovens.

Entre 17 e 21 de dezembro de 2018, 8 grupos de 6 jovens de cada um destes países, estiveram na Escola Secundária Marques de Castilho para conhecerem jovens de diferentes culturas e desenvolverem atividades sobre a diversidade, multiculturalidade e inclusão social, através da educação não-formal.

OBJETIVOS

1 | Sensibilizar os jovens para a diversidade e para a interculturalidade;

2 | Promover uma atitude mais consciente, mais proativa e mais tolerante face à diferença;

3 |  Capacitar os jovens com novas competências e aprendizagens com base na educação não-formal;

4 | Partilhar boas práticas, do diálogo europeu e troca de experiências pessoais e sociais;

5 | Sensibilizar os jovens face à baixa participação social e cidadania;

6 | Aumento das iniciativas de inclusão social e diversidade cultural com base nas necessidades dos jovens europeus.

ATIVIDADES DO PROJETO

APV | Os 8 Team Leaders e 1 participante de cada um dos 8 grupos participaram nas sessões de preparação em Águeda, durante dois dias. O objetivo desta atividade foi uma primeira abordagem ao projeto, onde se definiu a plano de atividades do YE e se conheceram os locais onde se iriam desenvolver as atividades.

Youth Exchange | No contexto do intercâmbio de jovens, os participantes desenvolveram atividades de educação não formal, acerca de diversidade, multiculturalidade e inclusão social.

 

ATIVIDADES DE BOAS-VINDAS

No primeiro dia do intercâmbio – Together for Diversity, houve uma receção aos participantes, uma abordagem ao projeto, aos seus objetivos e impactos esperados. Foi apresentado o horário semanal e também o conjunto de atividades a serem realizadas.

Nesta primeira fase, os participantes ficaram a conhecer-se e, desde já, verificar o primeiro confronto com as barreiras multiculturais, visto que, todos eles, vinham de contextos socio-culturais muito distintos.

Como o principal objetivo deste intercâmbio é ultrapassar essas mesmas barreiras e celebrar, acima de tudo, a diversidade, muito rapidamente estes jovens de ambientaram com estas mesmas diferenças e iniciaram as atividades em conjunto.

Aqui, a diferença é vista como algo positivo e de muito valor, no sentido em que, é isso mesmo que torna cada participante único e cada cultura tão interessante.

Assim, quando juntas, só podia resultar em algo tão especial , como se mostra de seguida!

ATIVIDADES DE TEAM BUILDING

No início deste intercâmbio foram realizadas atividades de team building com o objetivo de fazer com que os participantes se conhecessem melhor e ganhassem confiança uns com os outros, de uma forma dinâmica e divertida.

Com estas atividades, os participantes tiveram a oportunidade se se apresentarem ao resto do grupo mas, a grande importância desta dinâmica prende-se com o facto de contribuírem para o fortalecimento do grupo, o entrosamento e o estabelecimento de laços.

Promovem, por excelência, o trabalho de equipa e a reflexão, sempre acerca de temáticas da diversidade, interculturalidade e inclusão social, através de metodologias de educação não-formal.

ATIVIDADES ERASMUS+

Na semana de intercâmbio – Together for Diversity os voluntários dos projetos Águeda Volunteering Land e Volunteers Point 2.0 implementaram atividades de promoção de oportunidades Erasmus+.

Houve uma primeira abordagem aos participantes sobre o Youthpass e sobre as oito competências-chave, uma introdução à metodologia da educação não-formal e às suas vantagens.

Esta abordagem teve o principal intuito de promover o programa Erasmus+ e de apresentar oportunidades na área da juventude.

Desta forma, conseguimos promover a partilha de experiências e aprendizagens e, também, motivar novos participantes.

Os objetivos do programa Erasmus+ são, no domínio da juventude, desenvolver competências básicas, promovendo a participação ativa na sociedade e criando oportunidades para a mobilidade dos jovens, para que participem em novas experiências de partilha e reflexão.

Além disto, visa qualificar o trabalho das organizações e técnicos da juventude, bem como, desenvolver políticas e estratégias, para jovens, baseadas em metodologias de educação não-formal e medidas de cooperação entre parceiros europeus.

Os objetivos de promover a diversidade a interculturalidade entre os jovens, sensibilizando-os para os valores sociais europeus e para os problemas e necessidades sociais na área da juventude, vão desde o projeto, até uma ação definida – a implementação das atividades deste intercâmbio.

 

ATIVIDADES DOS PARCEIROS

Durante a semana de intercâmbio – Together for Diversity cada um dos grupos dos diferentes países, prepararam e realizaram diversas atividades acerca do tema: DIVERSIDADE. Foram momentos lúdicos mas de grande reflexão e aprendizagem.

As atividades elaboradas, desenvolvidas e implementadas por cada um dos países, permitiram que todos os participantes ficassem mais informados acerca da cultura de diferentes países e sobre fatos e curiosidades multiculturais.

Todos os participantes tiveram ainda a oportunidade de interagir, refletir e discutir, quando compartilham as suas opiniões e pensamentos com o restante grupo!

A importância destas atividades é, também, explorar sentimentos e emoções como amizade e empatia num contexto multicultural.

Foram muito úteis para trabalhar a importância da empatia, inclusão social, aceitação das diferenças.

No final das atividades, foi possível reconhecer que a diversidade é uma coisa boa e essencial, porque é isso que torna cada país e cultura únicos e o mundo num lugar tão complexo e completo.

O que é mais importante é a possibilidade de refletir sobre a importância da inclusão social e a aceitação da diversidade e da multiculturalidade como valores básicos para o bom funcionamento da sociedade global e como princípios básicos para a felicidade e para a paz. Estas atividades promovem, também, um espírito crítico em relação a vários problemas / situações. O facto de os participantes terem de encontrar soluções para os diversos problemas sociais num contexto de diversidade cultural leva-os a desenvolver importantes competências sobre este assunto.

Dessa forma, além de trabalhar a empatia, eles realizam um debate informal sobre situações / problemas, mas em um contexto de grupo lúdico e criativo, baseado em metodologias de educação não formal.

Todas as atividades estão detalhadamente explicadas no Guia de Boas Práticas, disponível no final desta página.

PEDDY PAPER POR ÁGUEDA

Durante a semana de intercâmbio – Together for Diversity, os participantes realizaram um Peddy paper por Águeda e visitaram alguns dos pontos mais característicos desta cidade como o Centro de Juventude de Águeda, o Águeda Living Lab, o Posto de Turismo, o maior Pai Natal do mundo, o Centro de Artes de Águeda, a Biblioteca Municipal Manuel Alegre e a Câmara Municipal de Águeda. Em cada um dos locais, os participantes realizaram atividades temáticas acerca da inclusão social através da diversidade e da multiculturalidade.

NOITES INTERCULTURAIS

Na semana de intercâmbio – Together for Diversity também as noites eram uma animação.

Durante as noites multiculturais, os grupos de participantes de cada um dos países tinham a oportunidade de apresentar um pouco da sua cultura de diversas formas. Tiveram a oportunidade de dar a provar um pouco da sua gastronomia, da música e da dança.

NOITE DE DESPEDIDA

Na última noite da semana de intercâmbio – Together for Diversity, preparámos um jantar especial para os nossos participantes.

O evento começou por um speed date, seguindo-se o jantar com comida típica portuguesa. De seguida realizámos um kahoot internacional e um karaoke.

Tivemos o prazer de contar com a presença da Drª. Elsa Corga, Vereadora da Juventude e do Dr. Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda que entregaram, no final do jantar, o Youthpass a cada um dos participantes do intercâmbio.

VISIBILIDADE E DISSEMINAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

VÍDEOS

Vídeo Final Together for Diversity

Vídeo Together for Diversity - ÁguedaTV

FICHEIROS

PDF

Infopack | APV Together for Diversity

PDF

Infopack | YE Together for Diversity

PDF

Booklet | Together for Diversity

PDF

Good Practice Guide | Together for Diversity

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.