KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices

Sustainable Development Goals LABS

Sustainable Development Goals LABS

 

O PROJETO

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas constituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para criação de um novo modelo global capaz de combater os problemas sociais transversais a todas as sociedades.

A participação e a consciência democrática para os ODS encontram-se aquém do desejado para as sociedades desenvolvidas, apesar de estarem reunidas as condições necessárias. Os cidadãos europeus tendem a adotar atitudes pouco conscientes, em vez de incitar a mudança social.

As causas são distintas e cingem-se, sobretudo ao desinteresse pessoal; desconexão social com a democracia e participação social; desvalorização dos ODS e dos problemas sociais existentes, assumindo que a responsabilidade é dos estados centrais e/ou órgãos autárquicos; não consciência e sensibilização para pensar global e agir local, manifestadas sobretudo pelos baixos níveis de competências fundamentais para aprendizagem ao longo da vida; falta de ações em que a comunidade é voz ativa nas tomadas de decisão.

Neste sentido, desenvolvemos um projeto de educação, capacitação e formação de adultos, com baixos níveis de competências, articulando o tema da responsabilidade social perante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ERASMUS+

O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Este Programa, resultante da fusão de sete programas anteriores, consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e alarga as oportunidades a uma grande variedade de pessoas e organizações.

É destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.

O programa Erasmus+ foi criado com base na iniciativa Erasmus, célebre pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários e ao pessoal docente do ensino superior, em termos de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação.

Este projeto é financiado pelo Erasmus+ e apoiado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

OBJETIVOS

Os objetivos gerais são:

1 | Desenvolver as competências fundamentais de aprendizagem ao longo da vida em adultos com baixos níveis de competências;

2 | Disseminar os OSD da Agenda 2030 enquanto abordagem integrada para a resolução de problemas;

3 | Desenvolver soluções ao nível do contributo local para os compromissos nacionais e europeus;

4 | Contribuir para o desenvolvimento de soluções participativas, co-construídas e socialmente inovadoras e de partilha de boas práticas;

5 | Conceber e implementar um projeto que contribua para uma cidadania ativa no domínio da sustentabilidade, para uma sociedade mais justa, inclusiva, racional e eficiente na utilização dos seus recursos, conjugando a equidade entre gerações, a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal, social e económico;

6 | Conceber e implementar metodologias participativas numa ótica de cidadania interveniente ativa, assentes na capacitação de cada indivíduo, tendo por base as melhores práticas e experiências nacionais e internacionais;

1º REUNIÃO TRANSNACIONAL

Data |11 & 12 de Dezembro 2019

Espaço | Águeda, Portugal

Países Participantes | Portugal, Estónia, Itália

Número de Participantes | 8

Teve como objetivo a definição das responsabilidades de cada parceiro, definir datas e os timings das atividades e planear transversalmente o projeto.

TRAINING COURSE

Em Águeda, entre os dias 10 e 14 de fevereiro 2020, a formação focou-se na capacitação dos técnicos da juventude de Portugal, Estónia e Itália com as ferramentas e metodologia necessárias para implementar os Laboratórios a nível local.

SDG LABS

Os Laboratórios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) decorreram nos três países, atingindo um total de 720 participantes. Foram realizados 32 Laboratórios, no total.
Estes laboratórios são workshops interativos onde se disseminou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, enquanto se identificaram os problemas sentidos pelos participantes, enquadrados nos ODS, e trabalharam propostas passíveis de serem identificadas.
Para saber mais sobre a metodologia e resultados, consulte o Good Practices Guide, disponível no fim da página.

2º REUNIÃO TRANSNACIONAL

Data |8 & 9 de Junho de 2021

Espaço | Gulianova, Itália

Países Participantes | Portugal, Estónia, Itália

Número de Participantes | 8


Teve como objetivo discussão e reflexão dos resultados atingidos pelo TC e pelos SDG LABS até então e planear transversalmente o projeto.

3º REUNIÃO TRANSNACIONAL

Data |25 & 28 de Julho de 2021

Espaço | Raplamaa, Estónia

Países Participantes | Portugal, Estónia, Itália

Número de Participantes | 7


Teve como objetivo discussão e reflexão dos resultados atingidos pelos SDG LABS, assim como planear a parte presencial da Blended Mobility.

Blended Mobility

Data |11 & 15 de Outubro de 2022

Espaço | Águeda, Portugal

Países Participantes | Portugal, Estónia, Itália

Número de Participantes | 17 

 

Teve como objetivo capacitar adultos com menos oportunidades e desenvolver as suas competências, com uma responsabilidade de contribuição e proatividade na partilha das realidades e propostas de cada país, assim como das suas metas de aprendizagem pessoal.

4º REUNIÃO TRANSNACIONAL

Data |9 & 10 de Dezembro de 2021

Espaço | Águeda, Portugal

Países Participantes | Portugal, Estónia, Itália

Número de Participantes | 8


Teve como objetivo fazer um balanço final do projeto e de estruturar o Good Practices Guide.

EVENTOS DISSEMINADORES


Nos três países foram realizadas sessões com os diversos públicos—alvo de forma a disseminar a Agenda 2030 e testar os materiais desenvolvidos. Em Portugal, realizámos sessões online e críamos uma exposição acerca dos ODS com os cartazes produzidos, durante a Blended Mobility.

VISIBILIDADE E DISSEMINAÇÃO NACIONAL

VÍDEOS

FICHEIROS

Notícia - 1ª Reunião Transnacional

pdf

SDG Labs - Posters

pdf

Good Practices Guide

pdf


Jogo “Snakes and Ladders” em PT: https://sdg.uhiskond.ee/pt/index.html


Jogo “Snakes and Ladders” em IT: https://sdg.uhiskond.ee/IT/index.html


Jogo “Snakes and Ladders” em EN: https://sdg.uhiskond.ee/index.html

Este projeto é financiado pelo Erasmus+ e apoiado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *