Sustainable Development Goals LABS

 

O PROJETO

É inegável que uma sociedade consciente, crítica e participativa incita a uma sociedade desenvolvida, coesa e capaz de geral mudanças sociais positivas, influentes nas políticas públicas.

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas constituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para criação de um novo modelo global capaz de combater os problemas sociais transversais a todas as sociedades.

A participação e a consciência democrática para os ODS encontram-se aquém do desejado para as sociedades desenvolvidas, apesar de estarem reunidas as condições necessárias. Os cidadãos europeus tendem a adotar atitudes pouco conscientes, em vez de incitar a mudança social.

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

A Agência Nacional Eramus+ Educação e Formação é uma estrutura de missão integrada na administração indireta do Estado, com autonomia administrativa e financeira no prosseguimento das suas atribuições, sob a superintendência e tutela conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação apoia o projeto Sustainable Development Goals LABS.

OBJETIVOS

Os objetivos gerais são:

1 | Desenvolver as competências fundamentais de aprendizagem ao longo da vida em adultos com baixos níveis de competências;

2 | Disseminar os OSD da Agenda 2030 enquanto abordagem integrada para a resolução de problemas;

3 | Desenvolver soluções ao nível do contributo local para os compromissos nacionais e europeus;

4 | Contribuir para o desenvolvimento de soluções participativas, co-construídas e socialmente inovadoras e de partilha de boas práticas;

5 | Conceber e implementar um projeto que contribua para uma cidadania ativa no domínio da sustentabilidade, para uma sociedade mais justa, inclusiva, racional e eficiente na utilização dos seus recursos, conjugando a equidade entre gerações, a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal, social e económico;

6 | Conceber e implementar metodologias participativas numa ótica de cidadania interveniente ativa, assentes na capacitação de cada indivíduo, tendo por base as melhores práticas e experiências nacionais e internacionais;

1º REUNIÃO TRANSNACIONAL

Data |11 & 12 de Dezembro 2019

Espaço | Águeda, Portugal

Países Participantes | Portugal, Estónia, Itália

Número de Participantes | 8

Teve como objetivo a definição das responsabilidades de cada parceiro, definir datas e os timings das atividades e planear transversalmente o projeto.

TRAINING COURSE

Em Águeda, entre os dias 10 e 14 de fevereiro 2020, a formação focou-se na capacitação dos técnicos da juventude de Portugal, Estónia e Itália com as ferramentas e metodologia necessárias para implementar os Laboratórios a nível local.

VISIBILIDADE E DISSEMINAÇÃO NACIONAL

VÍDEOS

FICHEIROS

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação