STEP1

The Rigth step to be a volunteer

STEP1: The Rigth step to be a volunteer

O PROJETO

O STEP 1 trata-se de uma parceria estratégica de partilha de boas práticas no âmbito da intervenção junto de jovens, com o propósito de consolidar, partilhar e disseminar boas práticas em projetos de voluntariado. O objetivo é que os jovens adquiram e reconheçam as suas competências e a importância de adotar pensamentos e atitudes críticas e conscientes, essenciais para a transformação social. As novas gerações jovens têm maior acesso à informação e às oportunidades, mas continuam a não conseguir filtrar aquelas que se ajustam às suas expectativas, motivações e interesses e que, em dupla forma, podem ser ponto de desenvolvimento pessoal e ponto de contribuição social. Assim, através da cooperação com os parceiros Aventura Marão Clube (Portugal), You In Europe (Grécia), Imagina (Espanha), Just Do It (Polónia) e ATA (Roménia) pretendemos criar um guideline de boas práticas em projetos de voluntariado, suscetível de replicação por outras cidades europeias ao mesmo tempo que criamos uma rede europeia de voluntariado juvenil, focada em dar resposta ao problema de exclusão social sentida pelos jovens nas atividades comunitárias (voluntariado), devido à ausência de competências chave (sobretudo de cidadania) e da desconexão entre os seus interesses e as atividades promovidas. 

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação   é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.

 

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apoia o projeto STEP1: The rigth step to be a volunteer.

OBJETIVOS

  • Identificação, recolha e sistematização de boas práticas e de estratégias, de conhecimentos e de experiências na intervenção com os jovens, sobretudo no que refere ao apelo e preparação dos jovens para as atividades comunitárias locais;
  • Consolidação conjunta de uma guideline orientada para o apelo e preparação dos jovens para a participação em atividades comunitárias locais;
  • Capacitação dos jovens com competências chave para aprendizagem ao longo da vida, sobretudo as competências de cidadania;
  • Capacitação dos youth workers com novas competências chave, práticas, estratégias e métodos não formais de intervenção jovem, impulsionando a sua capacidade de operacionalização local e transnacional;
  • Reforço da rede de parceria europeia, forçando a abertura transnacional dos youth workers e das organizações e o reconhecimento do seu trabalho;
  • Promoção da inclusão social, nomeadamente a nível de acesso às oportunidades, transferência dos valores sociais comuns, valorização da diversidade europeia e reforço da identidade europeia dos jovens, da participação e da cidadania.

ATIVIDADES DO PROJETO

Cooperação Virtual

Esta atividade pretende a interação, a comunicação e a partilha regular, com recurso aos meios digitais, entre os participantes no decorrer de todo o projeto. O objetivo é promover o trabalho em grupo, desde o início e não somente nas atividades de mobilidade; reforçar o trabalho transnacional, assegurando o contributo de todos e a tradução de todas as realidades nos conteúdos e materiais produzidos e desenvolver competências e experiências. Atividade fundamental para a monitorização do trabalho devido à pandemia COVID 19, assegurando a continuação do projeto.

Training Course

Troca de práticas, conhecimentos e experiências, metodologias e métodos conduzidos, a nível local, que promovera, uma melhoria efetiva do trabalho dos youth workers e do trabalho das organizações na promoção de práticas, iniciativas e/ou ações de voluntariado apelativas à participação, assumindo o compromisso com a preparação do jovem para os desafios inerentes às atividades. Assim como, compilação dos resultados do diagnóstico de práticas locais para melhoria na definição das melhores e mais eficazes práticas a ser aplicadas na intervenção local.

Vídeo final Step 1:TC

1.º REUNIÃO TRANSNACIONAL – You in Europe, Nea Moundania, Grécia – Outubro 2021

Implementada pelos parceiros You In Europe (Grécia) foi a 1.º RT implementada a nível presencial. A mesma definiu a afinação das tarefas e responsabilidades de cada parceiro, timings para a realização das atividades, preparação de conteúdos e materiais e aproximação dos planos de sessão para a intervenção local.

2.º REUNIÃO TRANSNACIONAL- ATA, Harguita, Roménia – Fevereiro 2022

Reunião realizada na Roménia, pelos parceiros da ATA (Roménia), consistiu na consolidação do Guideline de Boas Práticas em projetos de voluntariado, melhoria e partilha de práticas das sessões locais assim como, definição de métodos de monitorização e avaliação garantindo a execução com qualidade e eficaz do projeto.

3.º REUNIÃO TRANSNACIONAL- Abril 2022

Realizada em Málaga, Espanha, pelos parceiros da IMAGINA. Continuamos na construção do Guideline de Boas Práticas em projetos de voluntariado, consolidação da intervenção local assim como, monitorização do progresso e desenvolvimento do plano para a Blended Mobility e Contact Making event.

INTERVENÇÃO LOCAL- de setembro 2020 a dezembro de 2022

Iniciou-se com o desenvolvimento do diagnóstico de práticas locais e pretende trazer aos países parceiros uma rede local juvenil de voluntariado. Conta atualmente, em Águeda com 20 jovens inseridos em stakeholders locais como: Parque Botânico de Vale Domingos, Bela Vista, AgitLab, Dórfeu e Incubadora de Empresas de Águeda.

FICHEIROS

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *