Programa Anual Juvenil

2006

No ano de 2006, a Psientífica procedeu ao desenvolvimento de diversas actividades que almejaram promover o interesse dos jovens por diversas áreas (desporto, expressões, música, leitura, ambiente) e a sensibilização da comunidade para o desenvolvimento da inteligência emocional no contexto social familiar.

Semana Aberta à Comunidade | Durante uma semana, a Psientífica esteve aberta à comunidade, estando cada dia dedicado a uma temática diferente, sempre tendo por base o quotidiano: Experiências científicas; Matemática no dia-a-dia; Diversidade linguística e cultural na Europa; A tecnologia 3D – projecção; Desporto aquático.

Natação para Todos | A Psientífica proporcionou a prática da natação gratuita a cerca de 40 jovens (sobretudo de zonas desfavorecidas).

Aprender com a Música | Proporcionou-se aos jovens ateliers semanais dedicados à música clássica e à aprendizagem psicosocial através da música, exploração de instrumentos e oportunidade de participar num concerto de música clássica.

Mãe e Família | Através da dinâmica de grupo, role-play, e discussão, os cerca de 50 jovens envolvidos trabalharam a competência emocional em prol, sobretudo, da reabilitação das competências em família.

O Mundo da Criança | Para sensibilizar para a leitura e expressões e abordar a visão do jovem e da criança da sociedade adulta, jovens/crianças da localidade participaram numa iniciativa tridimensional: exposição de trabalhos infanto-juvenis relativos ao tema “mundo da criança”; feira do livro pedagógico, infantil e juvenil; ateliers de expressões, leitura e desenho.

O papel da Juventude no Ambiente | Esta actividade teve como foco de incidência a sensibilização para a temática do ambiente e a responsabilização dos jovens para a preservação do mesmo. Assim, os jovens fizeram uma visita à Estação Litoral da Aguda, onde foi feita uma formação sobre a importância da preservação do ecossistema. Posteriormente, visitaram a LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, onde puderam acompanhar todo o processo de reciclagem de resíduos.

Liberdade e Cidadania | Os jovens envolvidos visitaram uma corporação de bombeiros, sendo sensibilizados para a problemática dos incêndios florestais. Posteriormente, foi feito um debate sobre o tema da inovação tecnológica e a nova criminalidade, sendo que os moderadores foram um polícia criminal e um técnico informático.