Programa Anual Juvenil

2008

Objectivos Gerais | Auxiliar os jovens na escolha do seu percurso formativo e profissional, considerando uma realidade económica e social cada vez mais complexa, com permanentes desafios 

Promover a orientação escolar e vocacional dos jovens numa dimensão europeia.
No âmbito desta actividade, foi elaborada a avaliação dos interesses vocacionais e profissionais, das competências intelectuais e dos valores sociais e morais dos jovens e uma análise da oferta formativa existente. Simultaneamente foram feitas sessões de apoio individual de aconselhamento vocacional, sendo disponibilizadas aos jovens materiais e fontes informativas.

Organização de um encontro concelhio de Associação de Estudantes das escolas do Ensino Básico e Secundário que objectivou analisar e discutir os impedimentos para o desenvolvimento das associações juvenis no concelho e a definição de estratégias facilitadoras do associativismo juvenil.

Organização de sessões quinzenais com um grupo de jovens do concelho para a abordagem dos temas chave subjacentes ao tema do empreendedorismo. Esta acção teve como objectivos fundamentais sensibilizar os jovens para a importância de atitudes empreendedoras e fomentar este tipo de atitudes nos jovens envolvidos.