NEW DEMOCRATIC STATE OF YOUTH

Parceria

NEW DEMOCRATIC STATE OF YOUTH

O PROJETO

O interesse dos jovens europeus pelo envolvimento ativo na vida política e social está em declínio.

 

A pesquisa “Standard Eurobarometer 94” mostra uma menor satisfação entre todos os países da UE com o funcionamento da democracia na Eslovênia, até 75% dos entrevistados estão insatisfeitos com sua condição. A pesquisa “Juventude Eslovena 2018/2019” mostrou que no ano de 2018 quase que 1 em cada 2 jovens não mostram interesse pela política. Em 2020, na segunda maior cidade eslovena, Maribor, o município realizou uma votação para o orçamento participativo e apenas 12% dos jovens entre 15 e 29 anos participaram. Todos os dados mostram um quadro sombrio: os jovens não são cidadãos ativos. Se assim for, estamos a perder o nosso futuro. Precisamos de motivar os jovens a se envolverem na tomada de decisões democráticas cotidianas.

 

Mas, felizmente, há sempre um “mas” – as mesmas pesquisas também nos mostram que os jovens têm mais interesse em formas não convencionais, não burocráticas e não institucionalizadas de participação democrática. A população jovem considera as formas e procedimentos convencionais de fazer política (partidária) como muito distantes, alienados e complicados.

 

 Por isso, queremos mostrar aos jovens que ser um cidadão ativo pode estar ao seu alcance, eficaz e talvez até divertido.

 

 O orçamento participativo municipal é uma grande chance de provar exatamente isso.

 

Usaremos os dois exemplos vivos de orçamentos participativos municipais de Maribor e Águeda (Portugal) para motivar e educar a população jovem em ambas as cidades a participar. Queremos que participem no processo, que apresentem ideias e propostas de projetos, que os votem e finalmente cooperem com o município na sua implementação. Queremos que pensem sobre o mundo, sobre os seus arredores imediatos, sobre os seus problemas e, então, ajam sobre eles com novas soluções. Usamos os orçamentos participativos municipais existentes como alavanca para ativar os jovens. Vamos equipá-los , a partir do seu ambiente, com o conhecimento e a motivação necessários. 

 

Para garantir a sustentabilidade e durabilidade do projeto e seus objetivos, iremos preparar os educadores dos jovens (professores, técnicos de juventude, entre outros), equipando-os com ferramentas e materiais educativos para a mobilização e motivação dos jovens para atuarem no orçamento participativo municipal.

 

Isto será seguido por uma campanha de comunicação e workshops junto dos jovens.

OBJETIVOS

  • Maior informação e motivação dos jovens para participar de processos sociais participativos;
  • Maior participação dos jovens nos processos de orçamento participativo e codecisão pública;
  • Educadores de jovens sensibilizados, preparados e equipados com conhecimento de processos de ativação de jovens;
  • Elaboração de documentos para trabalhar com os jovens no campo da inclusão dos mesmos em processos sociais participativos;
  • Maior sensibilidade do público em geral aos processos democráticos participativos;
  • Estabelecer um bom exemplo de boas práticas na educação, motivação e envolvimento dos jovens nos processos de tomada de decisão pública.

ATIVIDADES

  • Realização de formações para educadores de jovens;
  • Implementação de eventos educativos e motivacionais para jovens; 
  • Preparação de materiais educacionais publicamente disponíveis para educadores;
  • preparação de materiais informativos/educativos publicamente disponíveis para jovens;
  • Implementação da campanhas de informação (o grupo-alvo são os jovens);
  • Funcionamento de um comitê de especialistas na temática;
  • Partilha de experiências profissionais a nível internacional.

Todos os produtos (documentos educacionais, análises, folhetos, apresentações, gráficos, etc.) estarão disponíveis publicamente e poderão ser usados ​​para fins não lucrativos (sob uma licença Creative Commons).

INFORMAÇÕES

    • Período de Implementação: Novembro de 2021 a Novembro de 2022
    • Valor do projeto: 60,000 €
    • Cofinanciamento: European Community, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture of the European Commission
    • Papel da instituição PIP: Titular do projeto e aplicante
    • Papel da Psientífica: Parceiro

VÍDEO FINAL

FICHEIROS

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *