EUSomos

Programa Juventude em Ação: Iniciativa Nacional de Jovens

SOBRE O PROJETO

O projeto EUSomos apela ao papel dos próprios jovens na EUropa e ao sentido de pertença à mesma. Os jovens puderam desenvolver atividades promotoras das competências sociopessoais (sentido de liderança, auto-estima, responsabilidade, confiança, espírito de equipa, respeito pelo outro, cooperação, entre outros), uma vez que o projeto pretendeu um papel ativo dos participantes no desenvolvimento das atividades (pesquisa e construção dos materiais culturais decorrentes das atividades) e na organização do evento de apresentação dos resultados à comunidade local. O projeto decorreu de 1 de junho de 2012 a 1 de fevereiro de 2013.

 

Os jovens pesquisaram elementos culturais (jogos tradicionais, música, uma receita, curiosidades e imagens) de 4 países (Espanha, França, Roménia e Ucrânia) e experimentaram-nos em grupo, promovendo 4 momentos de imersão cultural numa outra mundividência. Posteriormente, apresentaram os resultados desta atividade à comunidade local, partilhando o conhecimento que adquiriram das diferentes culturas, as suas aprendizagens e elementos culturais (pratos típicos, dança, música e imagens).

 

Ao longo do projeto também foram organizadas sessões quinzenais de aprimoração na expressão em língua inglesa, em contextos informais e em situações do dia-a-dia, para dotar os jovens de competências que lhes permitam comunicar com outros jovens de outros países ou mesmo uma experiência de emigração.

 

Desta forma, o objetivo principal deste projeto consistiu na promoção do desenvolvimento pessoal e social e sensibilização para a diversidade cultural europeia os jovens (faixa etária: 7 – 30) de Águeda através da educação outdoor, atividades de grupo e aprendizagem não-formal.

OBJETIVOS

1 | Organizar o desenvolvimento de jogos tradicionais (até 80 horas) típicos da Espanha, Roménia, Ucrânia e França de forma a promover a valorização da diversidade cultural e formas alternativas de cultivar hábitos de vida saudáveis.

2 | Desenvolver as competências pessoais, sociais e de grupo em cerca de 30 jovens através de atividades dinâmicas baseadas no conceito de educação outdoor.

3 | Desenvolver competência digital associada à cultura (pesquisa e seleção de informação, produção de conteúdo multimedia) em cerca de 15 jovens da comunidade.

4 | Organizar 4 momentos de imersão cultural para cerca de 30 pessoas, onde serão experienciados pratos tradicionais, músicas, imagens e curiosidades dos países abordados num ambiente de partilha, respeito e conhecimento.

5 | Promover sessões quinzenais de desenvolvimento da compreensão e expressão em língua inglesa em situações informais junto de um grupo de cerca de 15 jovens (13-30) para, simultaneamente, facilitar o estabelecimento de contato com jovens de outros países em situações de intercâmbio, voluntariado, entre outros e facilitar a pesquisa de informação referente aos países abordados.

6 | Promover a participação ativa dos jovens no desenvolvimento das atividades e na aceitação positiva do outro por parte da comunidade local.

GALERIA