O projeto EUSomos apela ao papel dos próprios jovens na EUropa e ao sentido de pertença à mesma. Os jovens puderam desenvolver atividades promotoras das competências sociopessoais (sentido de liderança, auto-estima, responsabilidade, confiança, espírito de equipa, respeito pelo outro, cooperação, entre outros), uma vez que o projeto pretendeu um papel ativo dos participantes no desenvolvimento das atividades (pesquisa e construção dos materiais culturais decorrentes das atividades) e na organização do evento de apresentação dos resultados à comunidade local. O projeto decorreu de 1 de junho de 2012 a 1 de fevereiro de 2013.
Os jovens pesquisaram elementos culturais (jogos tradicionais, música, uma receita, curiosidades e imagens) de 4 países (Espanha, França, Roménia e Ucrânia) e experimentaram-nos em grupo, promovendo 4 momentos de imersão cultural numa outra mundividência. Posteriormente, apresentaram os resultados desta atividade à comunidade local, partilhando o conhecimento que adquiriram das diferentes culturas, as suas aprendizagens e elementos culturais (pratos típicos, dança, música e imagens).
Ao longo do projeto também foram organizadas sessões quinzenais de aprimoração na expressão em língua inglesa, em contextos informais e em situações do dia-a-dia, para dotar os jovens de competências que lhes permitam comunicar com outros jovens de outros países ou mesmo uma experiência de emigração.
Desta forma, o objetivo principal deste projeto consistiu na promoção do desenvolvimento pessoal e social e sensibilização para a diversidade cultural europeia os jovens (faixa etária: 7 – 30) de Águeda através da educação outdoor, atividades de grupo e aprendizagem não-formal.