TITLE

DESCRIPTION

EVÁ: European Volunteers in Águeda

O PROJETO E PARCERIAS

O projeto EVÁ – European Volunteers in Àgueda é um projeto de parcerias de voluntariado europeu desenvolvido no Centro de Juventude de Águeda. Esta página refere-se ao projeto 2021-1-PT02-ESC51-VTJ-000037474
A mobilidade individual é de 319 dias e decorre de 2021 a 2023.


A mobilidade individual é de 319 dias e decorre de 2021 a 2022

 

O consórcio da 1ª Ronda é constituído por:

  • Projects YouNet (Itália)
  • Maracena Youth Center (Espanha)
  • ATA – Asociația de Tineri Din (Roménia)
  • Association PITOR (França)
  • Klubs “Māja” – Jaunatne vienotai Eiropai (Letónia)
  • Cubic (Austria)

CORPO EUROPEU DE SOLIDARIEDADE

O Corpo Europeu de Solidariedade(CES) é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos. Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia. Todos os jovens participantes no projeto pertencem ao CES.


O EVÁ é apoiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade.

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.


A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação financia o projeto EVÁ.

NECESSIDADES

  1. Impulsionar o envolvimento, a ligação e a capacitação dos jovens na esfera social, cívica e democrática, de modo a promover a sua inclusão social através de atividades de voluntariado;
  2. Promover as oportunidades de voluntariado para a capacitação e desenvolvimento pleno dos jovens, mediante o reconhecimento dos seus interesses e ambições;
  3. Sensibilizar e disseminar as estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude, coresponsabilizando cada um na consolidação de uma comunidade europeia fortalecida.

OBJETIVOS

  1. Desenvolvimento de ações e atividades de voluntariado com foco na inclusão social dos jovens, na capacitação e na participação social, cívica e democrática;
  2. Capacitação dos jovens voluntários através do desenvolvimento de competências e experiências múltiplas, ajustadas e apelativas;
  3. Sensibilização e disseminação das estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude.

OS VOLUNTÁRIOS

Os Voluntários da 1ªRonda:

Quentin Bayol

Este é Quentin Bayol. A primeira coisa que deves saber sobre ele é que gosta de rock e ficção científica. Viveu maior parte da vida em Montpellier e estudou Química e Física em Marselha – o sol no sul da França concorda com ele. O Quentin adorava tornar-se companheiro de Doctor Who e visitar outros mundos e épocas. O que o motiva é ajudar pessoas no seu dia a dia.

Asmaà Achraou

Esta é Asmàa, nascida em Marrocos e criada na Itália, sempre teve uma paixão por culturas e línguas estrangeiras, por isso escolheu estudar e formou-se em Línguas e Culturas Modernas na Universidade de Pavia. Ela adora viajar e conhecer novas culturas. O seu principal objetivo na vida é não ter arrependimentos, ou pelo menos não muitos. O seu lema é “a vida começa no fim da tua zona de conforto”.

Yousef Fakihi Choumi

Este é o Yousef, de 20 anos, que nasceu em Espanha, Granada, mas que tem origem marroquina. O Yousef define-se como sendo uma pessoa bastante calma que adora ajudar de todas as maneiras que consegue. Ele gosta de ouvir música e dar caminhadas. Algo que o Yousef adora mesmo é a comida e cultura árabe!

Delia Cocolea

Esta é a Delia, que nasceu no Sul da Romênia e aos 18 anos mudou-se para Cluj-Napoca, na região da Transilvânia. Ela é licenciada em Filosofia pela Universidade Babes-Boyai. No seu tempo livre adora viajar, descobrir novas culturas e conhecer pessoas de todo o mundo. Tem um grande interesse pelo feminismo e questões humanitárias, a sua maior motivação é saber que as suas contribuições têm o potencial de inspirarem mudanças reais e necessárias nas pessoas e sociedade. Se a Delia fosse uma música ela seria Enjoy the ride by Morcheeba, pois é espontânea e gosta de desafios.

Anete Žanete Morozova

A Anete é da Lituânia, e estuda na Academia Cristã Letã – trabalho social caritativo. Ela vê os seus estudos como uma oportunidade de ajudar outras pessoas e causar impacto na vida delas. No seu tempo livre gosta de cantar diversas músicas, desde o popular à ópera. O lema que segue é: Nunca percas a esperança, porque há sempre um brilho no escuro.

Mihai-Christian Haiduc

Este é o Chris, natural de Suceava, que tem o sonho de ser líder, trainer e mentor. A sua cor favorita é vermelho porque simboliza a paixão. Se fosse um personagem, seria o Batman. Apaixonado pelo autodesenvolvimento, montanhas e floresta, formou-se em Engenharia Aeroespacial na Universidade Politécnica de Bucareste, mas decidiu que é melhor ajudar a moldar alguém do que moldar algo. E por isso juntou-se a nós.

Giuseppina Formisano

Tchau! Esta é Giuseppina, mas todos a chamam de Giusy. Nascida em Nápoles, sob o signo de Peixes, tem como maiores amores o mar, o sol e a pizza. Cresceu rodeada de estudos científicos e é atualmente licenciada em biotecnologia. Acredita que o poder do amor pode melhorar a vida das pessoas. Para si, a música é sinónimo de liberdade, e adora dançar ao som do samba: “Girassol”, canção que lhe dedicaram por ser como um girassol que ninguém esquece. A frase que que tem como lema vem do outro lado do oceano: “Aproveite cada minuto, que o tempo não volta, o que volta é uma vontade de voltar no tempo”.

Lisa Marie Straschek

A Lisa é natural de uma cidade muito pequena no sudeste da Áustria. Na verdade, ela é da mesma região que uma das nossas voluntárias: a Andrea.
Uma coisa que a Lisa sempre gostou de fazer foi cozinhar, e é uma pessoa muito criativa. Adora desenhar, pintar e fazer artesanato. Também gosta de viajar e já experienciou diversas aventuras em diferentes países. O projeto de voluntariado em Águeda é a sua próxima grande aventura e está ansiosa por ver o máximo de Portugal possível.

Krists Jānis Karolis

Este é o Krists que tem 22 anos e é da Letônia. Ele tem uma grande paixão pela música e pela natureza. Ele adora tocar bateria e praticar na floresta perto de uma cascata. Jura que ainda toca melhor. Viajar é um dos seus hobbies preferidos, principalmente se o fizer com a namorada que partilha o mesmo amor. Também adora receber convidados em sua casa para ouvir, explorar e partilharem músicas juntos.

RESUMO DO PROJETO

No decorrer do projeto foi cumprida a principal atividade, a Mobilidade Individual:

 

Mobilidade Individual – Os voluntários promoveram solidariedade, inclusão, tolerância e interculturalidade, através de atividades de nas escolas do municípios, nas atividades do CJA e em instituições ao nível de disseminação de oportunidades na área da juventude e atividades de promoção de solidariedade e interculturalidade para a comunidade, com foco em jovens, mas com outros targets incluídos, como crianças, idosos e animais; Os voluntários participaram também em sessões de mentoria reforçada, apoio técnico com reunião semanal, reflexão individual e em grupo, e envolvimento no processo de tomada de decisão; atividades de monitorização e avaliação do projeto; apoio linguístico online (OLS) e presencial com uma professora, desenvolvimento de atividades nos stakeholders, workshops para desenvolvimento de competências e conhecimento de programas como Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade (CES).

FORMAÇÃO À CHEGADA

As atividades iniciais de team building tiveram o intuito de o grupo se conhecer e fortalecer o espírito de equipa, motivar para o projeto, conhecer a instituição e o contexto, trabalhar a coesão de grupo, as expectativas e o bem-estar dos voluntários, direitos e deveres. Este tipo de atividades permitiu aprofundar as relações sociais e o conhecimento pessoal através de metodologias de educação não-formal para trabalhar a inteligência emocional dos voluntários.

APOIO LINGUÍSTICO, MENTORIA E SUPERVISÃO TÉCNICA

Os voluntários aprendem a Língua Portuguesa através do Online Linguistic Support (OLS) e com uma professora de português para estrangeiros. Os voluntários têm encontros constantes com os seus mentores e, uma vez por mês, os voluntários têm a mentoria reforçada, na qual partilham expectativas, gerem o seu mundo interno e fazem dinâmicas de promoção da coesão de grupo e do bem-estar emocional. A supervisão técnica capacita o desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades e todas as semanas há um momento privilegiado de reflexão e integração de informação para promover o crescimento dos voluntários em termos pessoais e sociais.

WORKSHOPS DE LÍNGUAS

Os voluntários oferecem à comunidade workshops das suas línguas nativas, nomeadamente de italiano, inglês, francês e espanhol. Os workshops são gratuitos, tendo por objetivo promover a interculturalidade e aumentar as competências linguísticas da população de Águeda.

SCHOOL OF LIFE

Encontros online com idosos institucionalizados que promovem a interculturalidade e a intergeracionalidade. Os voluntários encontram-se semanalmente com a AFA –Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade e mensalmente com o Jardim Social de Travassô onde partilham experiências de vida, pedem conselhos e dicas, discutem temas correntes, entre outros temas com os idosos.

APOIO À d’Orfeu

Os voluntários auxiliaram na preparação e implementação de alguns eventos, como a Outonalidades e Festival i!, realizados pela d’Orfeu.

ESTGA

Encontros pontuais com os alunos da ESTGA – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda de forma a fomentar uma relação e encontrar mentores para os voluntários.

APOIO NOS PROJETOS

Os voluntários têm auxiliados os gestores de projeto da Psientífica e do Centro de Juventude de Águeda no planeamento e implementação dos projetos Erasmus + (Ka1 estratégico, CYC, Step1, SDG LABS, GPOY, Innovate Now, Emoaction In & Inner) e Portugal Inovação Social (Emoaction).

TERRA DAS ÁRVORES DE NATAL

Participação na 4ª Edição da “Terra das Árvores de Natal”, promovida pelo Centro de Educação Integrada – Bela Vista em que os voluntários contribuíram com uma Árvore de Natal construída a partir de material reciclado/reutilizado.

MUNDIAL DE MOTOCROSS

O Águeda Action Club – ACTIB convidou os voluntários a estarem presentes a auxiliaram na preparação para o Mundial de Motocross, no Crossódromo Internacional de Águeda.

PARCERIA COM O PARQUE BOTÂNICO DE VALE DOMINGOS

Uma a duas vezes por semana alguns voluntários integram o projeto de voluntariado ambiental no Parque Botânico Vale Domingos, onde vão para zonas ribeiras e eliminam espécies invasoras, entre outras tarefas relacionadas com a proteção do meio ambiente.

GOOD DEEDS WEEK

Para comemorar o “Dia das Boas Ações”, celebrado a 3 de Abril, os voluntários desenvolveram a “Semana das Boas Ações”. Uma das iniciativas foi a limpeza do Parque Botânico de Vale Domingos – Águeda. Além disto, os voluntários estiveram por Águeda a distribuir abraços grátis e a ajudar os que mais necessitam a embalar as compras nos supermercados locais.

SESSÕES NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Sessões nas várias escolas para promover a solidariedade e interculturalidade, disseminação do programa Erasmus+ e CES, e outros tópicos que os professores acharem pertinentes (como a promoção de inteligência emocional, consciencialização para os ODS, etc).

ÁGUEDA LIVING LAB

O ALL é um espaço aberto à comunidade para o encontro de ideias, experiências, conhecimento, criatividade e inovação, onde se organizam workshops e outras iniciativas demonstradoras de tecnologia, com o objetivo de estimular uma perspetiva de real exploração e experimentação. É igualmente um espaço dedicado ao desenvolvimento de soluções interativas e inovadoras, orientadas para a comunidade. No Águeda Living Lab, os voluntários aprenderam sobre robótica, impressão e modelação 3D e acompanharam jovens nas suas atividades tecnológicas.

AGITLAB

Os voluntários auxiliaram na preparação e implementação de algumas atividades, como o Projeto Educativo em Arte Contemporânea (nas escolas do conselho) e o Circo Agitado.

DIA ABERTO CJA

No dia 15 de junho, o CJA realizou um Dia Aberto que contou com a presença de dezenas de jovens dos vários estabelecimentos de ensino de Águeda. Esta atividade foi dinamizada pelos voluntários europeus e contou com várias dinâmicas, em diferentes salas do edifício, que representavam os diferentes projetos desenvolvidos no Centro e a descoberta do Ano Europeu da Juventude.

FORMAÇÃO À CHEGADA PARA OS NOVOS VOLUNTÁRIOS

Este grupo preparou e implementou uma formação de 3 dias para o novo grupo de voluntários do projeto 2021-2 -PT02-ESC51-VTJ- 000044800. Incorporou dinâmicas de “Get to know each other”, “Team Building”, “On Arrival chock”, gestão de expectativas,
Youthpass Jovem e Programa Erasmus+, educação não formal, multiculturalismo e expressões idiomáticas, sessão de construção de planos de sessão e objetivos SMART.

PARCERIA COM CENTRO SOCIAL ARCO ÍRIS

Semanalmente os voluntários vão ao Centro Social Arco-Íris – Instituição de Solidariedade Social onde realizam atividades de integração social com os idosos.

PARCERIA COM CABEÇO SANTO

Semanalmente os voluntários vão auxiliar a Associação Cabeço Santo – Recuperação Ecológica e Paisagística que se à recuperação de áreas ecologicamente degradadas pela exploração florestal desadequada de espécies exóticas e pela expansão de espécies invasoras, promovendo o valor ecológico e paisagístico dessas áreas através da recuperação e da instalação de espécies da flora autóctone e da remoção de espécies exóticas.

PARCERIA COM SUBDELEGAÇÃO DE ÁGUEDA DA ASSOCIAÇÃO DOS UCRANIANOS EM PORTUGAL

Os voluntários auxiliaram pontualmente com a recolha e organização de bens para a Ucrânia e implementaram atividades junto de crianças ucranianas através da Subdelegação de Águeda da Associação dos Ucranianos em Portugal.

FÉRIAS EM MOVIMENTO

A Câmara de Águeda levou a cabo a iniciativa Férias em Movimento entre os dias 4 a 29 de julho para a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, residentes no concelho de Águeda, num total de 170 participantes, por semana. O programa “Águeda – Férias em movimento 2022″, que acontece desde 2013, tem por objetivo proporcionar um descanso ativo às crianças, oferecendo novas experiências e hábitos de vida saudáveis e, simultaneamente, promovendo a sociabilização, a evolução intelectual e emocional dos participantes. Os voluntários participaram nas atividades culturais e desportivas, auxiliaram os monitores e promoveram solidariedade e interculturalidade.

ESC CAMP EM AMARANTE

De 9 a 12 de Setembro, a Casa de Juventude de Amarante realizou o ESC CAMP 2022, com a participação de 26 voluntários internacionais, a desenvolver o seu projeto em Portugal, financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade. Durante 4 dias, partilharam a sua experiência e fizeram atividades ligadas ao “Diálogo Offline”.

FORMAÇÕES

Além do acompanhamento assíduo em termos de capacitação para o planeamento, implementação e avaliação de atividades, ao longo do projeto foi providenciada aos voluntários formação sobre: 

  • Erasmus+ Juventude em Ação
  • Corpo Europeu de Solidariedade
  • Escrita de projetos 
  • Planificação de atividades
  • Educação formal, não-formal e informal
  • História de Portugal
  • Construção de Planos de Sessão
  • Robótica, impressão e modelação 3D
  • Workshop sobre a utilização da plataforma CANVA
  • Workshop sobre edição de vídeo
  • Youthpass e Key Competences
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Gestão de projetos
  • Objetivos SMART
  • Youth Goals

ATIVIDADES DE DESPEDIDA E AVALIAÇÃO DO IMPACTO

No final da mobilidade foi altura de celebrar as aprendizagens, a experiência e perspetivar o futuro. Foram realizadas reflexões em grupo e individuais, apelando-se ao preenchimento do infopack. Foi realizado um almoço de despedida aos voluntários onde lhes foi entregue o Youthpass e um Booklet do Voluntariado, um portefólio de educação não-formal com o registo de todas as atividades desenvolvidas e testemunhos.

VISIBILIDADE E DESSIMINAÇÃO

Entrevista Rádio Soberania

No dia 23 de fevereiro os voluntários, representados pela Giusy e o Yousef, foram entrevistados pela rádio local, Soberania. Podes ouvir a entrevista ao clicar na imagem!

Ficheiros

pdf

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *