Creative Youth City

KA2

CYC: Creative Youth City

O PROJETO

A pandemia COVID-19 originou novos problemas, necessidades e desafios à população, que se intensificam quando falamos nos jovens. Cada vez mais, é fundamental que este grupo – o futuro da sociedade – esteja preparado para lidar de forma criativa e empreendedora com os desafios com os quais se depara, nomeadamente através da exploração de áreas criativas do seu interesse.


Preparamos, por isso, um projeto assente no conceito de “Creative Youth City” (CYC), onde se pretende transformar as cidades num espaço de partilha, capacitação, experimentação e construção através da criatividade. Assim, através da implementação de diferentes dinâmicas em diferentes espaços da cidade, promoveremos o potencial criativo e empreendedor dos jovens e a igualdade de oportunidades entre jovens de diversos contextos. Este projeto é desenvolvido em parceria com a ILMIOLAVORO (Itália) e PONT GROUP (Roménia) com o objetivo de tornar as cidades criativas uma referência europeia para a participação ativa dos jovens nas suas comunidades.

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação   é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.

 

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apoia o projeto STEP1: The rigth step to be a volunteer.

OBJETIVOS

  • Desenvolver o potencial criativo e empreendedor dos jovens, como forma de motivar este grupo e de amplificar a sua voz, convidando o público a prestar atenção ao que os jovens têm para dizer (através de projetos criativos próprios);
  • Desenvolver um programa que permita apoiar os jovens a encontrar fontes de motivação, a empreender, a tirar as suas ideias criativas do papel e a usufruir de contextos de aplicação daquilo que aprendem/aprenderam na escola (nomeadamente através da exploração de áreas criativas);
  • Promover o diálogo internacional e colaborativo acerca da juventude, criatividade e empreendedorismo, a partir da identificação e partilha de boas práticas, para a criação de uma metodologia assente no conceito de “Creative Youth City” em toda a Europa.

ATIVIDADES DO PROJETO

Cooperação Virtual

Esta atividade pretende a interação, a comunicação e a partilha regular, com recurso aos meios digitais, entre os participantes no decorrer de todo o projeto. O objetivo é promover o trabalho em grupo, desde o início e não somente nas atividades de mobilidade; reforçar o trabalho transnacional, assegurando o contributo de todos e a tradução de todas as realidades nos conteúdos e materiais produzidos e desenvolver competências e experiências. Atividade fundamental para a monitorização do trabalho devido à pandemia COVID 19, assegurando a continuação do projeto

Seminário CYC - Março 2022

Troca de práticas, conhecimentos e experiências, metodologias e métodos conduzidos, a nível local, que promovera, uma melhoria efetiva do trabalho dos youth workers e do trabalho das organizações na promoção do potencial criativo e empreendedor dos jovens com base na ENF. Prevê ainda a consolidação das práticas a implementar nas Dinâmicas Criativas Locais. .

1.º REUNIÃO TRANSNACIONAL – ILMIOLAVORO, Itália, Setembro 2021

Implementada pelos parceiro ILMIOLAVORO, Itália foi a 1.º RT, marcou o pontapé de arranque oficial do projeto. A mesma definiu a afinação das tarefas e responsabilidades de cada parceiro, timings para a realização das atividades, preparação de conteúdos e materiais e aproximação dos planos de sessão para a intervenção local.

DINÂMICAS CRIATIVAS LOCAIS- de Setembro 2021 a Fevereiro 2023

Iniciou-se com o desenvolvimento do diagnóstico de práticas locais e pretende transformar as cidades parceiras em cidades piloto jovens criativas. São sessões baseadas na ENF a implementar com os jovens, onde terão a oportunidade de ser capacitados, promoverem o seu potencial criativo e empreendedor, estar em contacto com áreas criativas e pensar, criar e executar os seus próprios projetos (individuais e/ou em grupo), com o devido apoio e acompanhamento.

FICHEIROS

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *