TITLE

DESCRIPTION

CYC: Creataive Youth City

O PROJETO

Preparamos, por isso, um projeto assente no conceito de “Creative Youth City” (CYC), onde se pretende transformar as cidades num espaço de partilha, capacitação, experimentação e construção através da criatividade. Assim, através da implementação de diferentes dinâmicas em diferentes espaços da cidade, promoveremos o potencial criativo e empreendedor dos jovens e a igualdade de oportunidades entre jovens de diversos contextos. Este projeto é desenvolvido em parceria com a ILMIOLAVORO (Itália) e PONT GROUP (Roménia) com o objetivo de tornar as cidades criativas uma referência europeia para a participação ativa dos jovens nas suas comunidades.
 

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação   é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.

 

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apoia o projeto STEP1: The rigth step to be a volunteer.

OBJETIVOS

  • Desenvolver o potencial criativo e empreendedor dos jovens, como forma de motivar este grupo e de amplificar a sua voz, convidando o público a prestar atenção ao que os jovens têm para dizer (através de projetos criativos próprios);
  • Desenvolver um programa que permita apoiar os jovens a encontrar fontes de motivação, a empreender, a tirar as suas ideias criativas do papel e a usufruir de contextos de aplicação daquilo que aprendem/aprenderam na escola (nomeadamente através da exploração de áreas criativas);
  • Promover o diálogo internacional e colaborativo acerca da juventude, criatividade e empreendedorismo, a partir da identificação e partilha de boas práticas, para a criação de uma metodologia assente no conceito de “Creative Youth City” em toda a Europa.

ATIVIDADES DO PROJETO

Cooperação Virtual

Esta atividade pretende a interação, a comunicação e a partilha regular, com recurso aos meios digitais, entre os participantes no decorrer de todo o projeto. O objetivo é promover o trabalho em grupo, desde o início e não somente nas atividades de mobilidade; reforçar o trabalho transnacional, assegurando o contributo de todos e a tradução de todas as realidades nos conteúdos e materiais produzidos e desenvolver competências e experiências. Atividade fundamental para a monitorização do trabalho devido à pandemia COVID 19, assegurando a continuação do projeto

Seminário CYC - Março 2022

 

Troca de práticas, conhecimentos e experiências, metodologias e métodos conduzidos, a nível local, que promovera, uma melhoria efetiva do trabalho dos youth workers e do trabalho das organizações na promoção do potencial criativo e empreendedor dos jovens com base na ENF. Prevê ainda a consolidação das práticas a implementar nas Dinâmicas Criativas Locais. .

1.º REUNIÃO TRANSNACIONAL – ILMIOLAVORO, Itália, Setembro 2021

Implementada pelos parceiro ILMIOLAVORO, Itália foi a 1.º RT, marcou o pontapé de arranque oficial do projeto. A mesma definiu a afinação das tarefas e responsabilidades de cada parceiro, timings para a realização das atividades, preparação de conteúdos e materiais e aproximação dos planos de sessão para a intervenção local.

DINÂMICAS CRIATIVAS LOCAIS- de Setembro 2021 a Fevereiro 2023

Iniciou-se com o desenvolvimento do diagnóstico de práticas locais e pretende transformar as cidades parceiras em cidades piloto jovens criativas. São sessões baseadas na ENF a implementar com os jovens, onde terão a oportunidade de ser capacitados, promoverem o seu potencial criativo e empreendedor, estar em contacto com áreas criativas e pensar, criar e executar os seus próprios projetos (individuais e/ou em grupo), com o devido apoio e acompanhamento.

FICHEIROS

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *