A atividade Emoção em Ação é uma atividade criada pela Psientífica para as crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico e que visa, não só responder às preocupações dos Agrupamentos de Escolas no que diz respeito ao comportamento dos alunos, como ir ao encontro das recomendações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) que recomenda que a escola deve ensinar competências sociais e emocionais.
Esta atividade atribui às crianças a possibilidade de interpretarem o mundo, estruturarem e exprimirem o pensamento, criando e desenvolvendo o equilíbrio emocional e a afirmação da própria identidade a par do desenvolvimento emocional e psicomotor dos alunos.
Através deste projeto as crianças participaram na recolha de opiniões que fundamentou o Plano de Ação Local de Águeda Amiga das Crianças (UNICEF). Este projeto contribuiu para que um dos agrupamentos fosse distinguido como “Escola Saudávelmente” (Ordem dos Psicólogos) e para que ganhasse o selo “Escolas Amigas das Crianças” (CONFAP). No sentido de desenvolver o sentimento de pertença, foram criados com o contributo dos alunos um hino e um logotipo. O projeto foi disseminado em vários jornais e na rádio com testemunhos reais, assim como na Escola Superior de Enfermagem de Oliveira de Azeméis enquanto projeto de empreendedorismo social que promove inteligência emocional e saúde mental.