TITLE

DESCRIPTION

Acreditação a 7 anos 2021/2022

ACREDITAÇÃO A 7 ANOS

A exclusão social dos jovens da esfera social, cívica e democrática devido ao desconhecimento das oportunidades de capacitação e desenvolvimento humano é um problema que se vai fazendo sentir entre a camada jovem e advém de um conjunto de fatores que afeta não só os próprios, como igualmente quem articula diretamente com os mesmos.


Com isto em mente, e sendo a capacitação um dos seus valores mais importantes, a Psientífica viu no processo de acreditação uma mais-valia para agilizar e sustentar a continuidade do trabalho já por si exercido, mediante o desenvolvimento de competências chave, competências técnicas, experiências e aprendizagens que serão relevantes para a construção do futuro dos jovens e para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos.


No primeiro ano de acreditação, de 2021 a 2022, a Psientífica contou com 4 atividades principais, 2 Training Courses e 2 Youth Exchanges.

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação   é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.

 

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apoia o projeto STEP1: The rigth step to be a volunteer.

OBJETIVOS

    • Concretização de ações e atividades de capacitação inclusivas e igualitária, para que os jovens, incluindo os com menos oportunidades possam adquirir competências e conhecimentos, e experiências e possam explorar as suas ambições talentos e valor;
    •  Capacitação dos jovens e técnicos de juventude através do desenvolvimento de competências e experiências múltiplas, ajustadas e apelativas;
    • Criação de redes colaborativas, e novas parcerias, em prol do aumento e melhoria das ações juvenis dinamizadas a nível nacional e europeu;
    • Sensibilização e disseminação das estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude, fundamental para que todos os envolvidos compreendam a importância na consolidação de uma comunidade europeia fortalecida e qual o seu papel neste processo.

ATIVIDADES

Cooperação Virtual

A cooperação virtual é uma atividade transversal a toda a consecução da acreditação e pretende uma interação, comunicação e a partilha regular, com recurso aos meios digitais, entre os participantes e parceiros envolvidos no decorrer das atividades.
O seu objetivo é fortalecer e promover o trabalho em grupo desde o inicio e idealização de cada atividade até à sua implementação e finalização, reforçando o trabalho com os parceiros, o que beneficiará ambas as partes.

TC1: KApacitating2Youth

O projeto

“KApacitating2Youth” foi um training course que funcionou como Atividade de construção de parcerias teve o objetivo de capacitar e desenvolver competências na criação e preparação de projetos KA2, bem como o de criar uma rede de parceriad e colaboração entre diversas organizações que atuam no âmbito da juventude a nível europeu.

 

O KA2Youth agilizou o desenvolvimento das restantes atividades da acreditação, tendo sido, as organizações participantes na mesma, as principais parceiras nos outros momentos da acreditação.

Objetivos

  • Desenvolver competências-chave nos Técnicos de Juventude para o desenvolvimento e aplicação de projetos KA2;
  • Capacitar os Técnicos de Juventude para as estratégias e prioridades para a juventude definidas pela União Europeia;
  • Capacitar os Técnicos de Juventude através do desenvolvimento de competências que se traduzem na melhoria do seu trabalho na resposta às necessidades reais dos jovens;
  • Reconhecer e valorizar a ENF e a criatividade no trabalho com os jovens;
  • Compartilhar práticas, habilidades e know-how relevantes para planear e inovar a intervenção junto dos jovens;
  • Promover sinergias e a cooperação transnacional, fortalecendo o potencial dos Técnicos de Juventude e organizações na resolução de problemas comuns.

Vídeo Final

VÍDEO FINAL

FICHEIROS

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *