Acreditação a 7 anos

2021/2022

Acreditação a 7 anos 2021/2022

ACREDITAÇÃO A 7 ANOS

A exclusão social dos jovens da esfera social, cívica e democrática devido ao desconhecimento das oportunidades de capacitação e desenvolvimento humano é um problema que se vai fazendo sentir entre a camada jovem e advém de um conjunto de fatores que afeta não só os próprios, como igualmente quem articula diretamente com os mesmos.


Com isto em mente, e sendo a capacitação um dos seus valores mais importantes, a Psientífica viu no processo de acreditação uma mais-valia para agilizar e sustentar a continuidade do trabalho já por si exercido, mediante o desenvolvimento de competências chave, competências técnicas, experiências e aprendizagens que serão relevantes para a construção do futuro dos jovens e para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos.


No primeiro ano de acreditação, de 2021 a 2022, a Psientífica contou com 4 atividades principais, 2 Training Courses (TC) e 2 Youth Exchanges (YE).

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação   é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.

 

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apoia o projeto STEP1: The rigth step to be a volunteer.

OBJETIVOS

    • Concretização de ações e atividades de capacitação inclusivas e igualitária, para que os jovens, incluindo os com menos oportunidades possam adquirir competências e conhecimentos, e experiências e possam explorar as suas ambições talentos e valor;
    •  Capacitação dos jovens e técnicos de juventude através do desenvolvimento de competências e experiências múltiplas, ajustadas e apelativas;
    • Criação de redes colaborativas, e novas parcerias, em prol do aumento e melhoria das ações juvenis dinamizadas a nível nacional e europeu;
    • Sensibilização e disseminação das estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude, fundamental para que todos os envolvidos compreendam a importância na consolidação de uma comunidade europeia fortalecida e qual o seu papel neste processo.

ATIVIDADES

Cooperação Virtual

A cooperação virtual é uma atividade transversal a toda a consecução da acreditação e pretende uma interação, comunicação e a partilha regular, com recurso aos meios digitais, entre os participantes e parceiros envolvidos no decorrer das atividades.
O seu objetivo é fortalecer e promover o trabalho em grupo desde o inicio e idealização de cada atividade até à sua implementação e finalização, reforçando o trabalho com os parceiros, o que beneficiará ambas as partes.

TC1: KApacitating2Youth

O projeto

Data: 24 a 28 de janeiro

 

Local: Águeda, Portugal

 

Número de participantes: 16

 

“KApacitating2Youth” foi um training course que funcionou como Atividade de construção de parcerias teve o objetivo de capacitar e desenvolver competências na criação e preparação de projetos KA2, bem como o de criar uma rede de parcerias e colaboração entre diversas organizações que atuam no âmbito da juventude a nível europeu.

O KA2Youth agilizou o desenvolvimento das restantes atividades da acreditação, tendo sido, as organizações participantes na mesma, as principais parceiras nos outros momentos da acreditação.

 

O que é os nossos participantes têm a dizer: “(…) This project gave me the theory I needed to not only apply KA2 but also to implement them. Besides that I would also like to refer that the partnership building was also a key in this project.

Objetivos

  • Desenvolver competências-chave nos Técnicos de Juventude para o desenvolvimento e aplicação de projetos KA2;
  • Capacitar os Técnicos de Juventude para as estratégias e prioridades para a juventude definidas pela União Europeia;
  • Capacitar os Técnicos de Juventude através do desenvolvimento de competências que se traduzem na melhoria do seu trabalho na resposta às necessidades reais dos jovens;
  • Reconhecer e valorizar a ENF e a criatividade no trabalho com os jovens;
  • Compartilhar práticas, habilidades e know-how relevantes para planear e inovar a intervenção junto dos jovens;
  • Promover sinergias e a cooperação transnacional, fortalecendo o potencial dos Técnicos de Juventude e organizações na resolução de problemas comuns.

Vídeo Final

TC2: Art of Non Formal

O projeto

Data: 18 a 22 de abril

 

Local: Águeda, Portugal

 

Número de participantes: 26

 

O The Art of Non Formal (ANF) foi a segunda atividade realizada pela Psientífica dentro da acreditação e consistiu num TC que visou dotar os técnicos de juventude, educadores, facilitadores e outros profissionais que trabalham com jovens com ferramentas para capacitar os jovens através da utilização de metodologia da Educação Não Formal (ENF), sensibilizando para a importância que a mesma tem no desenvolvimento de aptidões e competências dos jovens, bem como sobre o seu papel como um complemento à Educação Formal. 

 

Este TC contou com a presença de um trainer externo com conhecimentos amplos na área da ENF, o que se mostrou uma mais valia ao longo da formação.

 

O que é que os nossos participantes têm a dizer: “I think that the training was amazing! Starting on the organization team that did all in their power to accommodate us and to ensure that everything was going smoothly, and ending with the facilitators and program chosen. It was definitely a winner, and I believe it will be very useful for my work with youngsters as we learned a lot of tips and tricks to implement NFE in a non-conventional, but efficient way. Despite having a lot of activities, I feel like it was more than worth it.

Objetivos

  • Promover oportunidades de capacitação e melhoria do trabalho dos Técnicos de Juventude, mediante a especialização e a transferência de know-how e experiências na área da educação não-formal;
  • Desenvolver competências na área da ENF e da facilitação;
  • Descobrir diversas técnicas e ferramentas de ENF. Como desenhar, preparar e implementar atividades de ENF;
  • Responder às lacunas face à falta de conhecimentos em ENF ainda manifestada por técnicos de Juventude;
  • Promover a criação de redes colaborativas especializadas, mediante o apoio e incentivo ao desenvolvimento de ações juvenis;
  • Desenvolver o entendimento da metodologia ENF como uma ferramenta poderosa para a capacitação e aprendizagem dos jovens como metodologia complementar para Educação formal;
  • Transferência de conhecimentos e práticas, estratégias e metodologias de intervenção com jovens, que potenciem uma operacionalização mais eficaz e eficiente com um impacto a nível local, regional, nacional e europeu a nível da ENF.

Vídeo Final

VÍDEO FINAL

FICHEIROS

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *