TITLE

DESCRIPTION

Acreditação a 7 anos 2021/2022

ACREDITAÇÃO A 7 ANOS

A exclusão social dos jovens da esfera social, cívica e democrática devido ao desconhecimento das oportunidades de capacitação e desenvolvimento humano é um problema que se vai fazendo sentir entre a camada jovem e advém de um conjunto de fatores que afeta não só os próprios, como igualmente quem articula diretamente com os mesmos.


Com isto em mente, e sendo a capacitação um dos seus valores mais importantes, a Psientífica viu no processo de acreditação uma mais-valia para agilizar e sustentar a continuidade do trabalho já por si exercido, mediante o desenvolvimento de competências chave, competências técnicas, experiências e aprendizagens que serão relevantes para a construção do futuro dos jovens e para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos.


No primeiro ano de acreditação, de 2021 a 2022, a Psientífica contou com 4 atividades principais, 2 Training Courses (TC) e 2 Youth Exchanges (YE).

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação   é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.

 

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apoia o projeto STEP1: The rigth step to be a volunteer.

OBJETIVOS

    • Concretização de ações e atividades de capacitação inclusivas e igualitária, para que os jovens, incluindo os com menos oportunidades possam adquirir competências e conhecimentos, e experiências e possam explorar as suas ambições talentos e valor;
    •  Capacitação dos jovens e técnicos de juventude através do desenvolvimento de competências e experiências múltiplas, ajustadas e apelativas;
    • Criação de redes colaborativas, e novas parcerias, em prol do aumento e melhoria das ações juvenis dinamizadas a nível nacional e europeu;
    • Sensibilização e disseminação das estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude, fundamental para que todos os envolvidos compreendam a importância na consolidação de uma comunidade europeia fortalecida e qual o seu papel neste processo.

ATIVIDADES

Cooperação Virtual

A cooperação virtual é uma atividade transversal a toda a consecução da acreditação e pretende uma interação, comunicação e a partilha regular, com recurso aos meios digitais, entre os participantes e parceiros envolvidos no decorrer das atividades.
O seu objetivo é fortalecer e promover o trabalho em grupo desde o inicio e idealização de cada atividade até à sua implementação e finalização, reforçando o trabalho com os parceiros, o que beneficiará ambas as partes.

TC1: KApacitating2Youth

O projeto

Data: 24 a 28 de janeiro

 

Local: Águeda, Portugal

 

Número de participantes: 16

 

“KApacitating2Youth” foi um training course que funcionou como Atividade de construção de parcerias teve o objetivo de capacitar e desenvolver competências na criação e preparação de projetos KA2, bem como o de criar uma rede de parcerias e colaboração entre diversas organizações que atuam no âmbito da juventude a nível europeu.

O KA2Youth agilizou o desenvolvimento das restantes atividades da acreditação, tendo sido, as organizações participantes na mesma, as principais parceiras nos outros momentos da acreditação.

 

O que é os nossos participantes têm a dizer: “(…) This project gave me the theory I needed to not only apply KA2 but also to implement them. Besides that I would also like to refer that the partnership building was also a key in this project.

Objetivos

  • Desenvolver competências-chave nos Técnicos de Juventude para o desenvolvimento e aplicação de projetos KA2;
  • Capacitar os Técnicos de Juventude para as estratégias e prioridades para a juventude definidas pela União Europeia;
  • Capacitar os Técnicos de Juventude através do desenvolvimento de competências que se traduzem na melhoria do seu trabalho na resposta às necessidades reais dos jovens;
  • Reconhecer e valorizar a ENF e a criatividade no trabalho com os jovens;
  • Compartilhar práticas, habilidades e know-how relevantes para planear e inovar a intervenção junto dos jovens;
  • Promover sinergias e a cooperação transnacional, fortalecendo o potencial dos Técnicos de Juventude e organizações na resolução de problemas comuns.

Vídeo Final

TC2: Art of Non Formal

O projeto

Data: 18 a 22 de abril

 

Local: Águeda, Portugal

 

Número de participantes: 26

 

O The Art of Non Formal (ANF) foi a segunda atividade realizada pela Psientífica dentro da acreditação e consistiu num TC que visou dotar os técnicos de juventude, educadores, facilitadores e outros profissionais que trabalham com jovens com ferramentas para capacitar os jovens através da utilização de metodologia da Educação Não Formal (ENF), sensibilizando para a importância que a mesma tem no desenvolvimento de aptidões e competências dos jovens, bem como sobre o seu papel como um complemento à Educação Formal. 

 

Este TC contou com a presença de um trainer externo com conhecimentos amplos na área da ENF, o que se mostrou uma mais valia ao longo da formação.

 

O que é que os nossos participantes têm a dizer: “I think that the training was amazing! Starting on the organization team that did all in their power to accommodate us and to ensure that everything was going smoothly, and ending with the facilitators and program chosen. It was definitely a winner, and I believe it will be very useful for my work with youngsters as we learned a lot of tips and tricks to implement NFE in a non-conventional, but efficient way. Despite having a lot of activities, I feel like it was more than worth it.

Objetivos

  • Promover oportunidades de capacitação e melhoria do trabalho dos Técnicos de Juventude, mediante a especialização e a transferência de know-how e experiências na área da educação não-formal;
  • Desenvolver competências na área da ENF e da facilitação;
  • Descobrir diversas técnicas e ferramentas de ENF. Como desenhar, preparar e implementar atividades de ENF;
  • Responder às lacunas face à falta de conhecimentos em ENF ainda manifestada por técnicos de Juventude;
  • Promover a criação de redes colaborativas especializadas, mediante o apoio e incentivo ao desenvolvimento de ações juvenis;
  • Desenvolver o entendimento da metodologia ENF como uma ferramenta poderosa para a capacitação e aprendizagem dos jovens como metodologia complementar para Educação formal;
  • Transferência de conhecimentos e práticas, estratégias e metodologias de intervenção com jovens, que potenciem uma operacionalização mais eficaz e eficiente com um impacto a nível local, regional, nacional e europeu a nível da ENF.

Vídeo Final

Outros materiais

YE1: Socially Unplugged

O projeto

Data: 11 a 15 de julho

 

Local: Águeda, Portugal

 

Número de participantes: 30

 

O Socially Unplugged é um Intercâmbio de jovens que visa dotar os jovens de ferramentas e competências para um melhor, mais saudável e seguro uso das redes sociais, sendo estas uma grande parte da sua vida cotidiana que tanto comporta benefícios como malefícios.
São diversos os estudos que mostram que as redes sociais têm um grande impacto na saúde mental, na forma como as pessoas se percecionam, veem o sucesso, imagem corporal e em diante. O Socially Unplugged foi idealizado como uma forma de capacitar os jovens para um uso das redes sociais que não cause tanto dano, mas que, pelo contrário, está também repleto de benefícios quando corretamente utilizadas. O intercâmbio tem ainda como finalidade indireta promover o bem-estar psicológico assente nas redes sociais.

O que é que os nossos participantes têm a dizer: “I liked how we had very interactive tasks. Sometimes, lectures are good, but in this project “hands-on” and practical learning was the best approach. I thought it was very well organized.

Objetivos

  • Promover o bem-estar emocional e a saúde mental através da metodologia de Educação não formal;
  • Treinar para o pensamento crítico sobre os benefícios e malefícios do uso das redes sociais;
  • Sensibilizar para a importância dos cuidados de saúde mental e da sua estreita relação com as redes sociais;
  • Reduzir as disparidades no acesso à oportunidade de participar em atividades de aprendizagem não formal, através da implementação de atividades acessíveis e inclusivas para o desenvolvimento de competências;
  • Capacitar os jovens em termos de desenvolvimento de competências-chave, com foco em questões emocionais, inteligência intercultural e habilidades digitais;
  • Consciencializar para o uso responsável das redes sociais;
  • Compreender o fenómeno das redes sociais e o seu impacto na transformação social;
  • Promoção do bem-estar emocional e saúde mental, com foco na valorização da diversidade
    e incorporando valores sociais comuns.

YE2: Unfiltering Me

O projeto

Data: 05 a 09 de setembro

 

Local: Águeda, Portugal

 

Número de participantes: 31

 

O Unfiltering Me opera como uma continuação do Socially Unplugged, mas tendo como destaque a imagem corporal e a noção do valor pessoal e do “Eu” com base nas redes sociais. A nossa noção de Ser evolui à medida que a sociedade evolui e com os avanços tecnológicos observados nas últimas décadas, é impensável negar o lugar nas redes sociais na construção do Eu e do seu valor. São diversos os estudos que demonstram que os indivíduos se atribuem valor com base em comparação com os seus pares e as redes sociais vieram enfatizar esta questão, disponibilizando aos demais um conjunto amplo de modelos a seguir. A comparação com base nas redes sociais, tem consequências tanto a nível psicológico quanto a nível comportamental e permitem um nível de comparação que se mostra pejorativo para os usuários.
Tendo isto em consideração e o trabalhado no Socially Unplugged, focado nos malefícios e benefícios das redes sociais, o Unfiltering Me tem como principal objetivo prover os jovens com comportamentos e atitudes para uma utilização mais consciente das redes sociais, que promovam uma noção do Ser baseada no valor real e nos seus comportamentos. Para além deste objetivo tem ainda o intuito de promover a autoestima e a autoconfiança, competências chave para que os jovens naveguem os meios tecnológicos de forma mais segura.

 

O que é que os nossos participantes têm a dizer: “What I liked the most was the way how ideas came together as the relationships grew between us. It was amazing to experience how different perspectives can complete each other in an unbelievable way. I’m so grateful that I had the chance to meet these awesome people and spend time with them because every one of them has a lot to share with the world. It was a YE with quality and we could see and feel all the work done by the organizers.

Objetivos

  • Capacitar os jovens para uma utilização mais adequada das redes sociais que promova uma criação do Ser baseada no seu valor enquanto pessoa;
  • Identificação de características positivas e negativas das redes sociais na sua construção do Ser e na sua autoestima e autoconfiança;
  • Compreensão da relação entre as redes sociais e a conceção do valor pessoal;
  • Compreensão da relação entre as redes sociais e a imagem corporal;
  • Treinar para o pensamento crítico sobre os benefícios e malefícios do uso das redes sociais na conceção do ser e da imagem corporal;
  • Consciencializar para o uso responsável das redes sociais;
  • Sensibilização para a importância dos cuidados de saúde mental e da sua estreita relação com as redes sociais;
  • Sensibilização para a utilização das redes sociais como meio de promoção de uma noção de ser e imagem corporal positiva;
  • Desenvolvimento de competências intrapessoais nos jovens, como autoconsciência, autocontrole, autoestima, autorrespeito e autorreflexão;
  • Capacitar jovens em termos de desenvolvimento de competências-chave, com foco nas competências de inteligência emocional e intercultural;
  • Promoção do sentimento de bem-estar emocional e saúde mental focando a valorização da diversidade e incorporação dos valores sociais comuns;
  • Disseminar oportunidades na área da juventude;

Vídeo final

Outros vídeos

DISSEMINAÇÃO

Este projeto é apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *